
Como escolher a cor certa
A escolha de uma cor é sempre uma questão muito pessoal, pois todos sabemos que não temos os mesmos gostos. Quando escolher uma cor para pintar uma determinada área, deve no entanto levar em consideração alguns aspectos.

As Cores
Se olharmos em nosso redor, vemos um mundo cheio de cor. Repleto de vida, animação, calor e sentimento. Dentro das quatro paredes na nossa casa, queremos desfrutar dessas sensações, com o mesmo à vontade com que abrimos a porta do nosso lar e respiramos ar puro! O mar de cores e tonalidades que nos são oferecidas pelas avançadas técnicas de mistura de tintas permitem-nos pincelar as paredes do nosso ninho com uma boa dose de fantasia e alegria.

No Interior
As cores dos interiores têm que ser vistas de dentro das divisões para fora. Isto significa que deverá visualizar as cores na divisão e depois olhar para fora dessa mesma divisão para todas as outras divisões, para encontrar uma combinação coerente da cor. Seleccione os seus ‘objectos preferidos’ dessa divisão e depois escolha as cores que melhor combinem, harmonizando as tonalidades. As cores podem alterar a dimensão e as formas da divisão. Cores claras nas paredes e/ou nos tectos tornam as divisões maiores ao passo que as cores escuras as tornam mais pequenas. A intensidade da cor aumenta em função da dimensão da área a ser pintada.
Cor e luz
Avalie a cor escolhida através da luz mais frequentemente utilizada. Observe a cor, à luz que normalmente utiliza numa determinada divisão (luz do dia, luz florescente, luz de halogéneo e luz néon). Não se esqueça de que pode haver diferenças no efeito da cor que escolheu em função da estação do ano (Primavera, Verão, Outono e Inverno), se as janelas estiverem viradas a norte ou a sul e também conforme a hora do dia.
Cor Quente ou Fria?
O facto de se tratar de uma cor quente ou fria é muito importante. Antes de escolher, decida se prefere uma sensação quente, fria ou, por exemplo, clássica, relaxante, contemporânea ou campestre nessa divisão.
Escolher uma cor a partir de um pequeno rectângulo de papel pode não ser suficiente para obter o aspecto final que deseja para a divisão.Não baseie a sua escolha num pequeno rectângulo de papel da cor. A melhor opção será comprar uma pequena amostra líquida da cor, aplicá-la sobre a superfície, e poderá julgar o efeito real que esta cor específica irá criar. Seja arrojado e conservador ao mesmo tempo quando resolver mudar a cor, mas não irresponsável. Tire partido do resultado já que mudar uma cor numa divisão dá muito prazer e satisfação.
No Exterior
Mudar as cores exteriores é uma questão muito pessoal. Numa pintura de exterior, há que ter em conta muitas influências: as cores da natureza em volta da casa, outros materiais de construção, as cores das casas dos vizinhos, etc. De qualquer maneira, a escolha final deve ser sua e da sua família, pois são vocês que vão viver na casa e é fundamental que se sintam bem com a cor que escolherem.
O ambiente que rodeia a sua casa.
A natureza que nos rodeia é verde e, assim, pode ser uma escolha óbvia para pintar a sua casa. Amarelo é uma cor ‘segura’, uma vez que a maior parte das tonalidades de amarelo se harmonizam com os verdes da natureza.
Preste atenção ao facto de que ao escolher uma cor num catálogo de cores ou num pequeno rectângulo colorido, na realidade ao aplicar a cor escolhida ela vai parecer um pouco mais clara.
Tenha atenção em especial aos tons de azul e verde. Estes podem surpreender e parecerem muito brilhantes devido à reflexão. Por isso, seleccione um tom mais acinzentado e mais escuro do que a sua escolha inicial.
Tonalidade da cor em construções de madeira.
Utilize o mesmo tom da cor para fachadas em construções de madeira que estejam à vista. Isto se pretender uma impressão total, global, e se não quiser fazer realçar determinadas partes da casa.
Escolha cores complementares com o mesmo tom, sombra ou tonalidade (acrescentando cinzento, preto ou branco). Isto se pretender realçar partes específicas do edifício (relevos, janelas).
Preste atenção aos efeitos da luz do dia, da luz do sol e da sombra. Seja arrojado e conservador ao mesmo tempo quando resolver mudar a cor, mas não irresponsável. Desfrute do resultado e do prestígio de ter uma nova cor na sua ‘maravilhosa’ casa.
Feng Shui na Pintura
O Feng Shui é uma ciência natural, nascida na China há mais de 5 mil anos. O intuito é estudar as pessoas, os ambientes e as suas infinitas relações. O Feng Shui é um modelo do universo e das diversas forças que existem. Em alternativa pode usar este método para escolher as cores mais adequadas para a sua casa.
A proposta do Feng Shui é possibilitar o alcance dos objectivos com o menor desgaste de energia. Você pode torná-la favorável através da disposição dos objectos e das cores que rodeiam os ambientes onde vive. Esta energia pode ser a sua saúde, a redução do stress no ambiente de trabalho e o aumento da qualidade de vida. O Feng Shui está presente nas nossas vidas.
Saiba mais sobre o Feng Shui; aqui
Aprenda a dimensionar espaços através da cor; aqui




